Análise Sonic Generations

Jogado nas versões PS3 e PC
Sonic Generations lançado em 2011, foi o tão aguardado game para celebrar os 20 anos de Sonic The Hedgehog, e nada melhor como celebrar relembrando de toda a sua jornada até se tornar o que se tornou hoje. O jogo inova e ao mesmo tempo é extrememante semelhante e nostálgico, o game nos relembra cada era da vida de Sonic com 3 fases a cada era, tudo em uma versão HD e muito confortável.

Ele inova por trazer novamente duas jogabilidades, mas desta vez não é nenhuma transformação como o Werehog, mas sim nosso velho, querido e inesquecível Sonic Clássico (aquele gordinho, baixinho, olhos pretos) junto do Sonic Moderno que finalmente encontrou uma ótima fórmula de Jogabilidade á partir de Sonic Unleashed. 2 Sonics, 3 Eras já vividas, todas refeitas com muito carinho para os fans.

Enredo:
Tudo começa com o Sonic de 1991 correndo pela Green Hill quando, de repente, um monstro chamado Time Eater aparece no céu em um tipo de buraco temporal... O tempo avança para a atualidade, onde os amigos do Sonic estavam preparando uma festa surpresa para comemorar seu aniversário e tudo estava indo muito bem até que o Time Eater aparece no céu em um tipo de buraco temporal, então ele cria vários outros buracos no tempo e suga todos os amigos do Sonic para locais que parecem estranhamente familiares.

Então começa a jornada em busca de saber o que está acontecendo, descobrir quem ou o que está por trás de tudo isso e salvar seus amigos que foram congelados no tempo, além de restaurar um mundo destruído pela interferência no contínuo espaço tempo, mas no meio do caminho ele receberá a ajuda de alguém muito especial e inesperado.

Jogabilidade:
Clássica: Assim como a análise da demo, a jogabilidade ficou muito bem feita, apesar de conter pequenos bugs que raramente aparecem, foi a jogabilidade mais parecida com os jogos clássicos até agora, ultrapassando facilmente da jogabilidade de Sonic 4. Os movimentos estão leves e está muito mais fácil conseguir velocidade comparando com a jogabilidade pesada de Sonic 4, o Spindash agora possui uma versão igual a do SADX, onde basta apenas apertar um botão para realizá-lo, mas ainda contamos com o Spindash clássico. A jogabilidade está praticamente impecável, ficou praticamente a mesma dos jogos clássicos, ainda mais quando se joga na Era Clássica do jogo.
Moderna: A jogabilidade moderna é exatamente a mesma apresentada em Sonic Unleashed, exceto as manobras que podem ser feitas após ir em rampas para ganhar boost. A jogabilidade então é extremamente rápida, com direito á Boost e Homing Attack, mas desta  vez o Light Speed Dash é apenas utilizado em alguns anéis especiais que pouco aparecem. Explicando melhor, Sonic ainda corre feito um doido igual á Sonic Unleashed permitindo passar até a fase inteira sem perder velocidade se você souber bem como jogar, e agora ainda temos a aparição de itens clássicos durante a Era Clássica para dar um ar antigo á fase mesmo jogando com Sonic Moderno.

Super Sonics:
Ambos os Sonics tem direito ao Super Sonic durante o jogo, basta reunir os 50 anéis como sempre e você poderá se transformar após adquirir a habilidade, entretanto:
Super Sonic Clássico: O Super Sonic gasta 2 anéis por segundo, mas, o deixa muito mais rápido e um tanto descontrolado, mas é bem útil para fases mais difíceis, onde é facil perder anéis ou morrer. O Super Sonic Clássico não ficou tão nostálgico, mas ainda é bastante útil e divertido de se jogar. Se você por exemplo quer ganhar alguma fase com Rank S, se for usar Super reuna o máximo de anéis possível e não se esqueça de ir o mais rápido possível para compensar os anéis perdidos.
Super Sonic Moderno: A versão moderna também tem um gasto de 2 anéis por segundo, e além de ser muito mais rápido, faz manobras muito mais rápido ganhando ainda mais boost, ao usar o boost Super Sonic começa a voar de verdade e seguir automaticamente o caminho mais rápido possível, esquivando de inimigos, anéis, entretando o custo de anéis aumenta demais, não sei ao certo mais talvez 4 ou 5 anés por segundo, então seja rápido.

Gráficos:
Tantos os gráficos das fases Modernas e Clássicas estão impecáveis, praticamente os mesmos de Sonic Unleashed, mas aparentam ter um alguns efeitos que parecem deixar o jogo mais bonito ainda (como pode ver na imagem acima). Cada detalhe do jogo em cada fase estão muito bem feitos, concerteza esta é uma área sem nenhum arrependimentos no jogo.

Trilha sonora e sons:
Clássicas: As músicas clássicas na Era Clássica imitam a versão real do Mega Drive e ficaram muito parecidas, como se fosse uma versão de aúdio HD das músicas, nas outras Eras as músicas clássicas são apenas um Remix das modernas, mas ainda continuam muito boas. Sobre os sons do jogo, foi um tanto decepcionante o Sonic Clássico não ter voz e de vez em quando ter que fazer alguns mimicas para os outros entenderem, poderia ter sido bem melhor se colocassem o dublado dos desenhos do Sonic.

Modernas: No Sonic Moderno as coisas mudam é ele quem recebem versões remixadas e com um tom mais de aventura nas músicas da Era Clássica, enquanto que nas outras eras sua músicas são iguais as do games originais ou até então são refeitas com outros instrumentos, como a Spagonia que é tocada em Violino na versão Generations. A voz do Sonic é a mesma voz usada em Sonic Colors, que trousse uma certa falta ao lembrarmos de Sonic Unleashed que possuía seu dublador antigo ainda, mas após algum tempo jogando esse detalhe nem é mais lembrado.

Fases:
Contamos com 3 Eras, cada era possui 3 fases, 1 boss e 1 rival:

Era Clássica: Começando pela Era Clássica que concerteza deixou muita gente satisfeita refazendo fases que fazem parte de nossas lembranças e épocas de felicidade com o Sonic Clássico, todas as 3 fases Green Hill (Sonic 1), Chemical Plant (Sonic 2) e Sky Sancturay (Sonic & Knuckles) ficaram ótimas.

Era Adventure: As fases também ficaram muito boas, apesar de serem bastante diferentes de vez em quando de suas originais, continuam bastante fiéis, manteram a emoção dos antigos jogos, mesmo com 2 jogabilidades completamente diferentes, as fases presentes são, Speed Highway (Sonic Adventure), City Escape (Sonic Adventure 2) e Seaside Hill (Sonic Heroes).

Era Next Gen: As fases também estão bastante fiéis aos games originais, entretando elas ficaram muito longas e muito difíceis, na maioria das vezes muito mais difíceis do que as originais e acabam-se tornando meio chatas por causa disso, mas estão realmente boas e não decepcionam. As fases são Crisis City (Sonic The Hedgehog), Rooftop Run (Sonic Unleashed) e Planet Wisp (Sonic Colors).

Boss: Estão razoavelmente fáceis, para quem está jogando na primeira vez é normal perder algumas vidas já que de vez em quando é um pouco difícil descobrir como ferir o chefe, mas depois que se pega o jeito tornam-se muito fáceis, inclusive na dificuldade Hard. Foram baseados nos principais boss de cada era, ficaram bastante nostálgicos e bem feitos.

Os chefes são Death Egg Robot (Sonic 2), Perfect Chaos (Sonic Adventure) e Egg Dragon (Sonic Unleashed), incluindo o Final Boss Time Eater totalmente exclusivo do jogo,  com a inovação de poder se ter tanto a jogabilidade 3D e a 2D ao mesmo tempo, sem necessitar das duas, podendo jogar apenas em 3D ou apenas em 2D, mas pode ficar alternando caso queira.


Rivais: Ficaram muito emocionantes e divertidos de jogar, são bastante fáceis e dão uma grande emoção ao jogo, ficaram fiéis de um certo modo, apesar de não relatarem como realmente foi, ou até mesmo o lugar em que aconteceu (como aconteceu de Silver lutar na Crisis City ao invés de Soleanna) ainda estão de nota 10. Os rivais são Metal Sonic (Sonic CD), Shadow (Sonic Adventure 2) e Silver (Sonic The Hedgehog).

Conclusões:
Sonic Generations é um grande jogo por renovar toda a história do nosso grande ouriço, e pequeno jogo por ser muito rápido para se finalizar, em pouco tempo conseguimos chegar ao Final Boss e infelizmente isso torna-se chato. Outra coisa que faz falta são os Special Stages que somente estão incluídos na versão 3DS e mesmo apesar das missões que são bastante diversificadas, algumas apresentam outros personagens, escudos e até abilidades que poderiam ter sido aproveitados para as fases comuns também.

Mas ainda é um incrível jogo de Sonic. Para os grandes fãs tanto do Sonic clássico, quanto do Moderno é um jogo que realmente se vale a pena jogar e relembrar a história do nosso ouriço.

2 comentários:

Anônimo disse...

CONCORDO COM ESSA NOTA . EMBORA O SONIC MEREÇA MESMO UM DEZ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Kronck disse...

Sonic pra mim sempre foi e sempre será 10!! Mas infelizmente os jogos ainda não alcaçaram a mesma nota do personagem, estou ancioso pra quando eu for a análise de Sonic 4 Epi 2 no fim do mês que vem ^^