Sonic Colors


Avaliado a versão de Wii

Sonic Colors lançado somente para Nitendo Wii e DS, é o segundo jogo que segue o mesmo estilo da Hedgehog Engine, considerado por muitos o melhor jogo do Sonic lançado nos últimos anos, por além de inovar, ele não se desviou tanto do rumo de Sonic desta vez, sendo um jogo em que o Sonic se pareça com o Sonic. Nos últimos gamescomo por exemplo, em Sonic Riders, os personagens usam pranchas - Sonic The Hedgehog 2006 saiu totalmente cheios de erros - Sonic Unleashed com Werehog - Sonic and The Black Knight em aventuras medievais.

Apesar da ideia se parecer com Mario Galaxy, há muita diferença e desta vez Sonic deve salvar pequenos aliens chamados de Wisps das mãos de Dr. Eggman que tem capturado muitos deles para usar em uma poderosa máquina que ele esteve produzindo. Sonic é o único personagem jogável no game, conta com 7 zonas, cada uma com 6 acts e um boss, além dos minigames em 2 Players.



Enredo:



 Sonic e Tails, estavam a desfrutar um dia como todos os outros, até que se depararam com um nada discreto elevador intergaláctico que tinha claramente a mão de Eggman. Entraram nele, pois como Sonic diz numa das cutscenes "alguém foi burro o suficiente para deixar as chaves ali". Subiram, e enquanto subiram, ouviram uma gravação de Eggman, que dizia que este estava a construir um parque de diversões para todos os cidadãos do planeta terra como forma de pedido de desculpa pelas maldades que este havia feito (onde é que já ouvimos esta história antes?), mas um parque incomum: este parque era um conjunto de planetas, que dispunham de diversas atrações e entretenimentos.

Mas Sonic estava desconfiado, apesar de aos olhos de Tails "Eggman finalmente ter entrado na linha". Sonic e Tails começam então a explorar o parque, até que Sonic se depara com dois robots a capturarem uns pequenos seres que Sonic nunca havia visto, uma espécie de alienígen (os Wisps). Sonic os resgata e corre até Tails, que altera uma sua engenhoca para tentar entender o que o pequeno alien dizia. Após o pequeno Wisp lhes dizer que foram capturados, e que precisa de ajuda para salvar os seus amigos, Sonic entra numa nova aventura para resgatar aquelas criaturas. Conseguirá Sonic descobrir qual é o plano de Eggman, descobrir a razão de estes terem sido capturados por Eggman, e qual as suas verdadeiras intenções para ter construído aquele parque?




Jogabilidade:



A jogabilidade de Sonic Colors como foi dita, é baseada na Hedgehog Engine criada para Sonic Unleashed, então contamos com uma jogabilidade muito parecida, bastante leve, mas o Boost está em falta desta vez, você somente consegue usá-lo destruindo alguns inimigos específicos ou libertando wips brancos (Yacker) de uma cápsula em que estão aprisionados, tornando-se mais difícil conseguir boost.

A jogabilidade intercala frenquentemente de 3D para 2D, seguindo os mesmos passos de Sonic Unleashed, mas o grande diferencial deste game sobre a jogabilidade não estão nestas habilidades já vistas antes, mas nos Wisps que trazem novos poderes para Sonic utilizar cada vez que liberta algum das cápsulas do Dr. Eggman, apenas sacudindo o seu Wii Mote. Os poderes de cada Wisp:


Wisp comum (Yacker) - Lhe dará energia para usar o boost
Orange (Rocket) - Permite utilizar a habilidade de se tornar um fogete e voar em linha vertical para um lugar extremamente alto em que Sonic nunca alcançaria.

Green (Hover) - Permite á você subir e descer em velocidade lenta, com bastante cuidado para chegar há lugares específicos e até usar um tipo de Light Speed Dash em uma trilha de anéis até que seu tempo acabe.

Yellow (Drill) - Com este Wisp você é ccapaz de perfurar o chão e encontrar caminhos subterrâneos e até entrar em canos que o levam para longe.

Purple (Frenzy) -  Com ele você se torna um monstro escuro que vai comendo tudo pela frente e crescendo ao mesmo tempo, apesar de ser bastante descontrolado.

Blue (Cube) - Com ele alguns anéis azul se tornarão sólidos para que você consiga chegar á novos caminhos ou até fazer o contrário para desbloquear paredes.

Cyan (Lazer) - Permite que você use a habilidade Lazer que como o nome já diz, Sonic vira um lazer extremamente rápido que pode percorrer grandes distâncias, utilizar alguns cristais para seguir caminhos alternativos ou até memso destruir tudo á sua frente.

Pink (Spikes) - Sonic se torna uma bola cheia de espinhos permitindo usar o Spindash e grudar em qualquer superfície, incluindo telhados, plataformas, paredes e seguir o caminho por eles.




Super Sonic:



A jogabilidade com Super Sonic decepciona e ao mesmo tempo deixa felicidades, infelizmente quando ativado ele após coletar todos os 180 Red Rings, Sonic não pode utilizar mais nenhum Wisp, isso decepciona um pouco por não poder ir por mais nenhum caminho alternativo das fases ou ter a simples diversão de utilizá-los, mas ao coletar 50 anéis, você pode se transformar, gastará 1 anel por segundo e além de ser mais rápido, possui boost infinito, permitindo passar as fases de maneira muito mais rápida, de maneira muito mais fácil, mas chega a ficar sem graça e cansativo pela falta dos Wisps.



Gráficos:



Os gráficos realmente surpreendem, estão extremamente bem feitos, gráficos lindíssimos, muito bem acabados, com vários efeitos de luzes, e muitos outros que tornam-o maravilhoso. Cada fase do jogo foi muito bem trabalhada, concerteza sem arrependimentos, inclusive a zona Planet Wisp que considero como a mais linda do jogo com grama, árvores e cenários impecáveis (como mostra a imagem acima).




Músicas/sons:



As músicas também não decepcionam, apesar de não serem épicas ou tão boas como as de outros games do Sonic como o Sonic The Hedgehog 2006, elas também ficaram muito boas e bem acabadas, não tem do que reclamar das músicas, se encaixam perfeitamente nas fases, só tem um pequeno problema sobre repetição, pois por temos 6 acts em cada zona, de vez em quando se cansa ouvir a mesma música tantas vezes. E ainda temos remakes em 16 bits para os minigames de 2 Players.



Fases:



As fases são bastante diferentes dos estilos apresentados nos outros games, possui caminhos e  obstáculos bastantes distintos. As fases continuam para a alegria de muitos com a mudança de 3D para 2D que está ótima e ajuda muito á passar por vários obstáculos.

Além disso tudo, as fases são inicialmente bastante divertidas, mas depois tornam-se muito cansativas, passar 6 acts com o mesmo estilo de fase é bastante enjoativo, sendo ainda que o jogo é bastante curto, assim podendo-se terminar em menos de 4 horas dependendo de sua performance, então as fases apesar de contar com mais de 50, são muito curtas na maioria das vezes.



Boss:


 Estão incrivelmente fáceis neste game, com excessão dos dois últimos chefes, os outros estão muito fáceis de se passar, são um pouco repetitivos, mas nada que com um pouco de paciência não se passem.



Nota Final:

Sonic Colors é o típico jogo rápido de se zerar, mas ainda trará muita diversão até o fim do jogo, foi por muitos considerado o jogo que quebrou o Sonic Cycle, só não foi o Unleashed devido a aparição de Werehog. Pra quem é fan de verdade não vai deixar de jogar e vai se surpreender pela qualidade do jogo.

Concerteza este jogo foi muito adorado por todos que curtem bastante o novo Sonic Moderno, curtem bastante os jogos que lançaram do Dreamcast pra frente, com fases cheias de caminhos alternativos, bastante velocidade e jogabilidade muito boa, mas se você gosta mais da Era Adventure ou Clássica e detesta o rumo que Sonic tomou depois disso, este jogo não será muito recomendado, mas sempre há uma chance para mudar de ideia.

Nenhum comentário: